terça-feira, 27 de agosto de 2013

Como reduzir o tamanho do seu estômago naturalmente

Como reduzir o tamanho do seu estômago naturalmente

Como emagrecer reduzindo o tamanho do estômago sem cirurgia? Normalmente, as pessoas gordas têm o estômago dilatado. Existe a possibilidade de se fazer a redução do estômago através de cirurgias, mas isso é um assunto para outra ocasião. Hoje falaremos de redução do estômago pelas vias naturais, através de uma alimentação saudável e sem cirurgias.

Mas é necessária muita força de vontade e também muita persistência. O estômago é um saco de fibras e músculos, capaz de acumular alimentos; faz parte da digestão, encaminhando o produto para o duodeno continuar essa tarefa. Por ser um órgão muscular, ele é capaz de aumentar e diminuir, é como se fosse um saco elástico.
Quanto mais coisas se coloca dentro de um saco elástico, mais o elástico vai ficando flácido e esticado. Assim é o estômago. Se frequentemente comemos demais, a musculatura vai ficando flácida e o estômago dilatado. Sendo assim será necessário cada vez mais alimento para conseguir aquela sensação de estômago repleto. Não devemos desprezar a sabedoria popular.
Antigamente era muito comum ouvir a frase: “..você está comendo demais, vai dilatar o estômago..” Estudando anatomia e fisiologia do estômago, dá para compreender a sabedoria popular! Realizando o caminho contrário, isto é, se reduzirmos a quantidade de alimentos o estômago não ficará distendido, o que vai estimulá-lo a ir aos poucos reduzindo seu tamanho até chegar ao tamanho original.
Estômago “cheio” não é sinônimo de boa alimentação. Veja o que diz o gastroenterologista Moacyr Pádoa Vilela, da Escola Paulista de Medicina em um artigo da super abril: “a capacidade média do estomâgo de uma pessoa adulta normal é de 1 litro e meio de alimentos. Ele pode aumentar até 40 vezes. Se uma pessoa altera radicalmente a forma de alimentação, com o passar dos anos o tamanho do seu estômago também poderá mudar.
Por se tratar de um músculo, funciona a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, seu estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento.” E como conseguir diminuir a quantidade de comida no estômago? As inervações do estômago levam informações ao cérebro enquanto você come. Há uma pequena diferença de tempo entre seu estômago ficar repleto e a informação chegar ao cérebro.
Este, por sua vez envia uma resposta ao estômago, informando que já está repleto e, portanto é hora de parar de comer. Então você se sente satisfeito e pára. Mas até aí você já comeu mais do que devia. O ideal é parar de comer um pouquinho antes de sentir a sensação de estômago cheio. A conseqüência disso é o emagrecimento. Claro que não se deve esquecer dos exercícios físicos, escolher os alimentos saudáveis, ingerir muita água durante o dia e outras atitudes complementares.
O processo é lento, mas é possível alcançar o objetivo de reduzir o tamanho do estômago através de uma dieta saudável, sem muito esforço. Basta reeducar os hábitos alimentares e adotar a rotina de exercícios físicos regulares.

Bibliografia: 1) Guyton & Hall – Tratado de fisiologia Médica – 9ª Ed. – Editora Guanabara Koogan2) Dangelo & Fattini – Anatomia Humana – 3ª Ed. – Editora Atheneu.

Fonte: http://www.asaudeempauta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!