sábado, 29 de dezembro de 2012

31ª Semana de gestação

 
31 Semanas, parece que a gravidez não acaba nunca!!!!! São tantas providências, tantas coisas que uma grávida precisa passar até essa fase e ainda parece faltar uma eternidade para terminar não é!?
Mesmo estando na 3ª gestação, a vontade de acompanhar o desenvolvimento do bebê é irresistível. Catei as informações abaixo no site http://www.fetalmed.net que também tem entre outros recursos, uma calculadora gestacional, passa lá! 
 

O Bebê

Seu bebê está ficando com a pele mais clara, devido aos depósitos de gordura branca que estão se formando abaixo dela. Além disso, suas íris já podem dilatar e contrair diante da luz e suas unhas começam ultrapassar as pontas dos dedos.
As trocas materno-fetais estão a "todo vapor", via placenta, e a barreira placentária impedirá o contato direto entre o seu sangue e o sangue do bebê. A placenta filtra muitas coisas, mas existem algumas doenças que não são barradas.
O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais.
Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.


A futura mamãe

Seu abdômen aumenta, ao mesmo tempo em que o bebê cresce e preenche todo o espaço disponível. Portanto, você pode começar a sentir outros desconfortos além da freqüente vontade de urinar e da dificuldade para respirar. A azia, por exemplo, é causada em razão da compressão que o útero exerce sobre o estômago e conseqüentemente, isto faz com que o espaço para os alimentos diminua. Ela pode ser aliviada se você permanecer de pé por alguns minutos depois das refeições. Se alimentar mais vezes durante o dia e em pequenas quantidades, também ajuda.
Lembre-se, nunca tome remédios sem o consentimento do seu médico.
Sua vontade de fazer xixi a toda hora aumenta devido ao peso do útero e nesta semana começa a vazar o colostro dos seus seios. Quando você for se deitar ou se levantar é preciso ter cuidado, adotando uma postura lateral e apoiando-se com a mão, vagarosamente. Até a 31ª semana, a cicatriz umbilical ('umbigo") da mãe pode ficar plano, alongado ou até saliente, voltando ao normal depois do parto. É fundamental que a gestante descanse cada vez mais, uma vez que as pernas ficam mais cansadas e pesadas.



O futuro papai

A mãe pode se queixar muito dos desconfortos dessa fase da gravidez. Escute-a e dê o seu apoio e compreensão. Ajude-a a relaxar à noitinha fazendo massagens nas suas costas e pés. Isso parece simples, mas pode ser difícil para você lidar com esses desconfortos. Lembre-se: ela precisa que você esteja do lado dela e o que você fizer por ela, também estará fazendo pelo bebê. É a melhor maneira de se tornar um bom pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!