quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um (ou dois) pet pra chamar de meu


Os árabes costumam dizer que certas pessoas gostam de tempestade... pois acho que eu sou uma dessas pessoas, porque quanto mais difícil é a coisa, mais me sinto atraída por ela...
Depois que meu Lhasa Apso foi morar com a mãe do meu marido (ela estava muito sozinha), achei que não íamos mais ter cachorros por um bom tempo, mas está crescendo uma vontade doida de ter dois animais em especial e todas as duas são de grande porte. 

Pretendo construir um canil bem legal pra eles, me informar mais sobre as duas raças e só assim partir pra (literalmente falando) encrenca!!!!!!!! Confiram as informações valiosas que tirei do site www.guiapetecia.com.br, que tem um guia de raças super completo:


Nome da Raça: São Bernardo
País onde a raça é recorrente: Suíça

História

Este cão de trabalho de grande porte é originário das montanhas da Suíça.Foi originalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate. São conhecidos pela sua lealdade e vigilância, sendo tolerante com crianças e animais. Por causa dessas características, se tornou um cão de família muito companheiro. Também podem ser bons cães de guarda pois seu tamanho pode intimidar estranhos, ainda que seu temperamento é dócil.


Cuidados e saúde
O são-bernardo, como qualquer animal de estimação, necessita de cuidados de saúde básicos.

Desde cedo devemos habituar os nossos amigos a serem escovados (1 a 2 vezes por semana e diariamente na altura da muda de pêlo), a tomarem banho (sempre que necessário, mas preferencialmente poucas vezes), e a que lhe limpemos os dentes (todos os meses), os olhos e as orelhas (devemos verificar os mesmos semanalmente se possível), para que assim minimizemos possíveis problemas de saúde.

O controlo do peso também deve ser tomado em atenção, animais de porte como o são-bernardo nunca devem ter excesso de peso, especialmente na fase de crescimento.

Adaptam-se com alguma facilidade a climas mais quentes, no entanto devemos sempre ter à sua disposição água fresca em abundância.

De um modo geral, o são-bernardo não é um cão especialmente propenso a doenças, sendo que os cuidados acima referidos são suficientes, conjugados claro está com um acompanhamento veterinário (que incluem um plano de vacinação, deparasitação interna e externa).

No entanto existem algumas patologias a que o são-bernardo é propenso:

Displasia da anca e do cotovelo
Torção e dilatação gástrica
Dermatites
Caracteristicas


A sua cabeça, de tamanho considerável, bem como a pelagem característica, torna-o um dos cães mais conhecidos em todo o mundo.

Calmo, tranquilo, afável, e vigilante: são estas as suas principais características.

Por norma, toleram as crianças e são simpáticos para elas, mesmo aquelas que não conhecem.

Alguns exemplares tendem a ser pouco simpáticos com cães mais pequenos.

Altura média quando adulto: Entre 61 e 71 cm.

Peso médio quando adulto: Entre 50 e 91 quilos.

Cores mais comuns: Branco com manchas castanhas de várias tonalidades, máscara preta.

Variedades: Pêlo Curto;Pêlo Comprido.

Esperança de vida: Cerca de 11 anos

São Bernardo é uma raça de cães alpinos, que foi propositalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate.

Esses cães foram utilizados para acompanhar os viajantes, e sobretudo, para encontrar e salvar aqueles que se perdiam na neve e no nevoeiro.

São cães grandes, do tipo de cão de montanha, destinados a guarda e defesa. crónicas, publicadas em numerosas línguas, sobre o modo como estes cães salvaram um grande número de vidas humanas da morte branca, e dos testemunhos de soldados que em 1800, atravessavam o Passo com o exército de Napoleão Bonaparte, espalharam no século XIX a fama do cão de São Bernardo por toda a Europa.

Entre suas principais características estão a lealdade e a vigilância, além de costumar ser muito afetivo e tolerante com crianças e outros animais.

Mesmo sendo um cão dócil, seu porte é intimidador, o que lhe confere a qualidade de ser ainda um bom cão de guarda.

Um macho totalmente crescido pesa entre 68 à 90 kg, mas alguns exemplares passam e muito dos 100 kg. Existem duas variedades de São Bernardo: a variedade de pêlo curto e a de pêlo comprido. As duas variedades são de grande dimensão; o corpo é possante, vigoroso, musculoso e harmónico; a cabeça é imponente e a expressão facial em estado de alerta.

Esta raça ficou muito popularizada de uns tempos pra cá devido ao filme, Beethoven.

Agora as características da outra encrenca, digo, raça que eu quero ter:


Nome da Raça: Golden Retriever
País onde a raça é recorrente: Reino Unido


História

Golden Retrievers foram desenvolvidos na Grâ Bretanha em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e bem elaborados pelo “pai da raça”, Sr. Lord Tweedmouth.
Ele usou para a formação da raça, Tweed – Water Spaniel (hoje extinta), Terra Nova, Setter Irlandês e segundo alguns (não comprovado) Bloodhound. Até 1952 a história mais glamorosa do inicio dos Goldens, que se contava era que em 1858, o Escocês Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth, estava em visita à cidade inglesa de Brighton.

Quando viu em um circo uma troupe de cães pastores Russos executar truques e performance que encantou o Britânico, ao qual de imediato tentou comprar um casal. O instrutor dos cães não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe. Assim sendo Majoribanks comprou o lote, todo, oito cães, levando-os a sua propriedade, “Guisachan,” na Escócia, dando assim o inicio da raça.

O público amou a história mas em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, não tendo nenhuma menção dos cães Russos. O senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness, na Escócia, bem perto do famoso Lago Ness; ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável, contudo espirituoso e esperto, silencioso para não espantar a caça, que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa.

Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu pais, ao qual, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta bela raça.

Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

O primeiro Golden chegado ao brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califónia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

A pelagem é de tamanho médio, vai do dourado até o creme, possui um porte atlético, constituição simétrica e harmoniosa, dorso curto com um tórax poderoso, costelas longas e bem arqueadas e linha superior do dorso direita, cabeça e crânio equilibrados, com um stop pronunciado (chanfradura nasal, isto é, o desnível entre a testa e a base do nariz).

O golden tem pés de gato, arredondados, a cauda está implantada á altura da linha dorsal e normalmente mantém-se nesta posição. Deve chegar até aos jarretes e não é curva na ponta. Os movimentos de cão são fortes, com boa cadência.

Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer, por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessario adquirir um Golden de um criador serio que tenha feito controle de temperamento.
Além disso uma certa dose de exercício diário é importante para a raça.

Também poderá ser criado para a terapia é atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

O golden retriever adapta-se bem a qualquer espaço inclusive apartamentos. É muito popular por ser dócil, amistoso com crianças, obediente e muito inteligente. É muito dócil com as crianças e com os seus donos. Bastante mimado não suporta a solidão durante muito tempo, se não habituado desde pequeno. Por vezes é preciso proteger o cão da criança de tão dócil que ele é! Adora comer, por isso convém ter cuidado para o cão não ficar obeso. Não apresenta quaisquer sinais de agressividade e tolera muito bem outros animais. Bastante inteligente, aprende facilmente qualquer ordem. Precisa ser ensinado desde pequeno para que não existam falhas em adulto.

Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:

Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.

Atrofia progressiva da retina - detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.

Catarata e o Entrópio de pálpebras - pode aparecer à partir do 3º mês de idade.

Piodermite - pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

Assim que tiver mais informações, coloco no blog e se você aí do outro lado quer ter um cachorro ou qualquer outro bichinho de estimação, tente levantar o maior número de informações possível a respeito da raça, dos cuidados, possíveis doenças e o mais importante, se você o quer mesmo, porque ao adquirir um bichinho, você se torna responsável por ele, portanto pense bem antes de levá-lo pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!