quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vidas secas

Sobre o clima de Brasília e cuidados com a hidratação

Eu não aguento mais essa seca que castiga Brasília. Essa cidade já é a treva sem isso, imagine se chuva... Com o nariz sangrando o tempo todo pela baixa umidade do ar (abaixo de 20%), eu já estou prestes a pedir asilo no Sul do país!!!!!!

O clima de Brasília se apresenta como semi-seco com duas estações bem definidas: a seca e a úmida. Todavia, sabe-se que o clima de Brasília é um pouco mais complexo.

Há um período de calor e chuvas de Outubro a Março. Com máximas de 28 a 32 graus. Mínimas de 20 a 25 graus. O período é de chuvas e calor intensos.

A partir de Abril há uma queda na temperatura à noite. A temperatura de dia continua alta, com uma pequena queda.

A partir de Abril- Maio acentua-se ainda mais a queda de temperatura à noite, com mínimas de 15 graus. Nesse período, as chuvas diminuem e a umidade do ar também começa a cair. Há uma queda na temperatura durante o dia com máximas de 26 graus.

De Maio - Junho - Julho não há mais chuvas. Esse será o período da Copa do Mundo de 2014. As temperaturas à noite e madrugada variam de 10 a 15 graus. A umidade do ar cai e a temperatura varia muito, com muito frio pela manhã, calor à tarde e frio à noite. Para quem é visitante, é um período que já são necessários cuidados especiais. Veja no final do ARTIGO.

De Agosto - Setembro - Outubro - Período de Seca Intensa. Não há nenhum sinal de chuva. A umidade do ar chega aos níveis mais baixos beirando 10%. Há aumento na temperatura a noite e durante o dia. A falta de umidade e o calor intenso durante o dia (32 graus), principalmente em setembro.

Esse é o período mais difícil para visitantes e turistas devido às altas temperaturas e clima seco. É normal sangramento no nariz e dores de cabeça, mesmo para os moradores locais.

Em Outubro - Novembro - Começa o período de Chuvas com trovoadas e com altas temperaturas.

Cuidados de Saúde para driblar a baixa umidade.

1) Use sempre protetor solar e creme hidratantes na pele.

2) Use protetor labial e manteiga de cacau para evitar que os lábios rachem.

3) Beba bastante água. Tente aproximar-se do 3 litros durante o dia. Beba também água de coco e bebidas isotônicas ( com moderação).

4) Evite a prática de esportes nos horários mais quentes do dia.

5) Faça refeições leves com muitas frutas. Mexerica (tangerina), Laranja e Melancia são ótimas para reidratação.

6) Evite consume excessivo de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína, como café, guaraná, energéticos e alguns chás.

A Foto abaixo é do centro da cidade no final da seca. O que aparenta ser uma Névoa é a chamada Névoa Seca que são partículas em suspensão, fuligem e poeira, todavia nesse fenômeno em Brasília a umidade do ar permanece baixa.

Fonte: www.brasilia2014.com.br

20070827-imagem-060



Seca intensa requer cuidados redobrados

Calor excessivo e baixa umidade do ar podem levar a desidratação, doenças respiratórias, gastrintestinais e esgotamentos físicos. Medidas práticas podem prevenir os males da seca

“Este é um mês de muito vento, o que propaga os incêndios. A população tem que colaborar com as ações de prevenção”

João Felipe Zeidan capitão do 2º Batalhão de Incêndios

As altas temperaturas, típicas neste período de seca, trazem consigo um aumento no número de casos de problemas respiratórios e desidratação, além da alta propagação de queimadas no Distrito Federal. Desde maio, foram registradas 1.678 ocorrências de incêndio florestal, sendo 259 casos somente nos primeiros dias de agosto.

Segundo o capitão João Felipe Zeidan, do 2º Batalhão de Incêndios, agosto é um mês que requer muita conscientização por parte da população. “Precisamos evitar qualquer tipo de queimada”, diz Zeidan. “Este é um mês de muito vento, o que propaga os incêndios. A população tem que colaborar com as ações de prevenção.”

A seca intensa requer cuidados especiais também com a saúde. Índices de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, é recomendável beber bastante líquido durante o dia, evitar exercícios físicos intensos, usar filtro solar e soro fisiológico e colírios nos olhos avermelhados e nariz.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na última terça-feira (10) a umidade foi a mais baixa registrada neste ano. O índice chegou a 16%, no horário mais crítico, das 12h às 16h.

Incêndios no DF
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), de maio a novembro de 2009 foram registradas 1.887 ocorrências de incêndio florestal no DF. Em 2010, até a quarta-feira (11) o total de incêndios florestais chegou a 1.678.

As maiores queimadas no período foram registradas em três parques. O Parque Nacional de Brasília teve 10 hectares de área queimada. A Floresta Nacional de Brasília, localizada em Taguatinga, teve 50 hectares atingidos pelo fogo. Já na Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina, 20 hectares foram destruídos pelo fogo.

O major Ricardo Vianna Barreto, responsável pelo levantamento, afirma que 99% dos casos são iniciados por ação humana. “A maior parte dos incêndios é causada pelo homem, de forma intencional ou não”. Segundo Barreto, a maior parte dos incêndios começa a partir de tocos de cigarro jogados no chão, churrascos em área de cerrado e queima de lixo sem os cuidados necessários.

Diariamente, 150 militares trabalham no combate aos incêndios no Distrito Federal. No último dia 2 de junho, a corporação recebeu mais 12 viaturas para atuação dos bombeiros.

Além de contribuir para a redução dos incêndios, evitando os descuidos mencionados por Barreto, a população também pode auxiliar os bombeiros, avisando sobre eventuais ocorrências o mais rapidamente possível, por meio do fone 193.

Na sala de aula, todo o cuidado é pouco

Confira as orientações a serem seguidas nas escolas durante o período da seca:
- Manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas) em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água
- Perguntar com freqüência (a cada 20 minutos) se algum aluno está com vontade de beber água
- Estar atento aos alunos com ânimo abatido ou queda rápida de rendimento e comunicar a direção da escola
- Estar atento para detectar crianças enfermas, principalmente naqueles quadros com perda de líquidos (febre, diarréia, gripe, tosse, etc)
- Manter as salas de aula com a máxima ventilação possível
- Suspender exercícios físicos exaustivos sob o sol ou sob o teto metálico, de cimento ou amianto sem isolamento térmico, ou ainda em locais pouco arejados. Planejar outras atividades afins. Nestes casos, é muito importante possibilitar a administração de água mais frequüentemente, independentemente da vontade dos alunos
- Nas salas muito aquecidas pelo sol e com pouca aeração, planejar atividades externas intercaladas e sugerir o rodízio de salas para que os mesmos alunos e professores não permaneçam muito tempo naquelas condições
- Recomendar a merenda com alimentos mais úmidos e leves, de fácil digestão
- Recomendar aos alunos menores que tragam copos à escola
- Criar oportunidade para que as crianças umedeçam as narinas e a face, pelo menos uma vez no período
- Promover reuniões com os pais ou responsáveis, se possível com apoio de um médico ou agente de saúde dos organismos locais da Secretaria de Estado de Saúde, orientando-os sobre procedimentos domiciliares para prevenção da desidratação
- No caso de desmaios, tonturas, cãibras e mal estar, paralisar de imediato a atividade do aluno, umedecer as têmporas, face e narinas e providenciar atenção urgente do médico ou agente de saúde. Comunicar aos pais do aluno e recomendar providências
- Manter elevada vigilância de higiene no ambiente escolar, pátios, sanitários e salas de aula
- Umedecer diariamente, se possível, o piso das salas de aula e pátios cimentados ou cerâmicos, esparramando dois baldes de água em cada sala, aproximadamente
- Acompanhar com maior atenção às crianças com aspectos de aparente desnutrição
- Observar e recomendar às crianças que usem vestimentas adequadas à temperatura do dia ou da hora da aula. Note que a temperatura deverá elevar-se a partir deste período do ano e que nas últimas aulas do turno da manhã e primeiras do turno da tarde estará mais quente
- Promover atividades educativas com alunos em torno do assunto “desidratação”, destacando a higiene pessoal do ambiente e dos alimentos e dando uma maior atenção aos procedimentos para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

Foto
Fabiana Bandeira – Agência Brasília

Fonte: Agência Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!