sexta-feira, 20 de novembro de 2009

sexta, dia da consciência Negra

20 de Novembro, dia da Consciência Negra... E a sua, como vai???
"O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de Novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra."
Essas imagens foram retiradas do Meme e para quem não sabe, Meme é um "lugar para compartilhar com o mundo tudo o que você encontrar de interessante".

Regado a imagens incríveis e frases de poetas famosos, o Meme tem a capacidade de fazer qualquer um perder o fio da meada no emprego, perder a hora do intervalo na Faculdade, sair de casa atrasado e assim por diante.
Para quem quiser ganhar horas de muita contemplação, o endereço do Meme é: http://meme.yahoo.com/help/about/
Esse aí, em especial resume o meu dia hoje...ligada na tomada, mas morrendo de enxaqueca...Adorei essa imagem...

Como hoje eu ralei muito na frente de três (isso mesmo) computadores, vou capotar (mas sem sonhar com PC)...Vou me desplugar que estou trêbada de sono...
Bye!!!!
Veja que legal é seguir o Meme!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!