terça-feira, 1 de setembro de 2009

Escala de Glasgow e Ovace

De tanto assistir o Reality Show E24 (aquele que mostra o trabalho dos Bombeiros e médicos, veja na coluna Guia de TV nesse blog), me interessei por um procedimento interessante que mede o nível de consciência após uma lesão cerebral, é a escala de Glasgow, usada por médicos, socorristas, bombeiros, e enfermeiros.
Também busquei informações sobre os procedimentos em caso de "ovace", que é a obstrução das vias aéreas, considero esse artigo bem útil a todos.


Consegui uma escala dessa pra vocês e creio que pode ser de grande ajuda em caso de emergência:

Também tenho informações preciosas a respeito dos procedimentos a serem tomados em caso de obstrução de vias aéreas, confiram:

Obstrução das vias aéreas por corpo estranho

* As vias aéreas compreendem boca, nariz, faringe, laringe (vias aéreas superiores), a traquéia, brônquios e pulmões (vias aéreas inferiores). Para que o processo de respiração se realize adequadamente as vias aéreas devem estar livres, permitindo a entrada e saída de ar.
* A obstrução das vias aéreas impede a entrada de oxigênio e se não reconhecida e tratada precocemente pode levar o indivíduo à morte.
* Causas de obstrução de vias aéreas: queda da língua nas vítimas inconscientes, regurgitação do conteúdo do estômago, corpo estranho (dentes, próteses), alimentos (carne, chicletes, balas), sangramento nas vias aéreas por trauma de face etc.

TRATAMENTO DA OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS PELA LÍNGUA

* Numa vítima inconsciente por qualquer motivo, a língua pode cair contra o fundo da garganta e obstruir a via respiratória.
* Para reestabelecer a passagem de ar pelas vias aéreas, deve-se posicionar a vítima deitada de costas sobre superfície plana e rígida e proceder a uma das seguintes manobras:

MANOBRA DE INCLINAÇÃO DA CABEÇA E ELEVAÇÃO DO QUEIXO

• Colocar uma das mãos na testa da vítima e aplicar pressão firme inclinando a cabeça contra o chão.
• Com os dedos da outra mão sob o queixo da vítima, elevar a mandíbula para cima e sustentá-la assim.Obs. Esta manobra deve ser utilizada quando não houver suspeita de trauma e ou a manobra de elevação do ângulo da mandíbula não for possível.

MANOBRA DE ELEVAÇÃO DO ÂNGULO DA MANDÍBULA

• Segurar os ângulos da mandíbula com ambas as mãos, uma de cada lado da cabeça da vítima, empurrando a mandíbula para frente;• Se os lábios se fecharem, afaste o lábio inferior com o polegar.
• Esta técnica deve ser executada somente por socorristas profissionais de saúde.

TRATAMENTO DA OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO

Para os adultos é recomendada a manobra de compressões abdominais subdiafragmática (Manobra de Heimlich).

DE HEIMLICH EM VÍTIMAS SENTADAS OU EM PÉ

Coloque-se em pé atrás da vítima, envolva a cintura dela com seus braços e preceda como indicado a seguir:
1. Faça um punho com uma mão.
2. Coloque o lado onde está o polegar contra o abdomem da vítima, na linha central, logo acima do umbigo e bem abaixo da extremidade do apêndice xifóide.
3. Agarre o punho com a outra mão e pressione-o contra o abdomem da vítima, rapidamente, para trás e para cima.
4. Repita as compressões rápidas até que o objeto seja expelido das vias aéreas ou a vítima fique inconsciente.
5. Cada nova compressão deve ser um movimento separado e distinto, administrando com o intuito de liberar a obstrução.
6. Se a vítima ficar inconsciente deverão ser realizadas manobras de RCP.

OBS. As compressões torácicas são uma alternativa da manobra de heimlich quando a vítima estiver no final da gravidez ou for excessivamente obesa.

1. Fique de pé atrás da vítima, com os braços diretamente sobre suas axilas e abrace seu tórax.
2. Coloque o lado do punho onde esta o polegar, no meio do esterno da vítima, com o cuidado de evitar o apêndice xifóide.
3. Segure o punho com a outra mão e aplique compressões para trás.
4. Se a vítima ficar inconsciente deverão ser realizadas manobras de RCP.

Autores:Enfermeiro Marcelo Cezar Leichtweis, instrutor TAAS Treinamento e Assistência na Área de Saúde.Zito Kalson da Rocha, instrutor TAAS Treinamento e Assistência na Área de Saúde. http://www.taas.com.br/v1/text.php?&n=1075


Se você se interessou, pode acessar o site http://www.szpilman.com/biblioteca/medicina/manobra_de_heimlich.htm com informações mais detalhadas.
Outra dica é procurar um bom curso de socorrista, oferecidos pelo Corpo de Bombeiros da sua cidade. Pode ser vital.

VEJA A IMPORTÂNCIA DE SALVAR UMA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!