quinta-feira, 2 de julho de 2009

Unhas

Cuidados com as unhas

As mulheres, com mais frequência que homens, dão grande importância à aparência de suas unhas e gastam tempo e dinheiro para mantê-las em boa forma. Além de seu apelo cosmético, as unhas têm muitas importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos das mãos e pés, e, muito importante, refletem nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas. Produzidas por células da pele da ponta dos dedos, são compostas principalmente por ceratina, uma proteína endurecida também encontrada na pele e no cabelo.

UNHAS SAUDÁVEIS X DOENÇAS NAS UNHAS

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.
  • Roer as unhas é um problema comum, especialmente entre as crianças jovens. Esse hábito tende a ser perdido com a idade, porém está relacionado à ansiedade e monotonia nas crianças mais velhas e nos adultos.

  • Pontos esbranquiçados nas unhas são comuns e usualmente resultam de traumatismo na base (matriz) da unha.

  • Hemorragias subungueais são rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas. Podem ser por alteração de prega da unha, medicamentos e certas doenças. Entretanto, o traumatismo é a causa mais comum.

  • Unhas encravadas são um problema relativamente comum. As unhas mais envolvidas são as dos dedos grandes (hálux) dos pés. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais comuns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. É preciso procurar um dermatologista logo no início, em vez de ficar tentando resolver o problema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, para evitar consequências futuras mais desastrosas, como infecções.

  • As unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas.

  • Tumores benignos e malignos podem se instalar ao lado ou por baixo da unha, às vezes necessitando de cirurgia para sua remoção.
  • Há ainda várias doenças que podem acometer as unhas, como psoríase e líquen plano.
Fonte: sortimento.com

UNHA E CARNE

Agora eu vou contar por que faz dez anos que não visito uma manicure/pedicure: Quando fui fazer as unhas para o meu casamento (isso já tem 10 anos) a maldita da manicure arrancou pedaços ao invés de cutículas, enfiou o alicate nas minhas unhas dos pés com a desculpa de desencravá-las e eu acabei deixando, porque minha mãe ficou falando que eu era mole, que não aguentava nem arrumar as unhas, etc.
No mesmo dia tive que colocar meus pés em uma solução de sal e água quente para diminuir a dor e o inchaço, mas mesmo assim não consegui dormir direito à noite. No dia seguinte depois da cerimônia e da festa, quando tirei o sapato, meu pé estava mergulhado em sangue.
Depois disso passei três anos sem conseguir calçar sapatos fechados, precisei passar por uma cirurgia nos dois pés e até hoje preciso tomar alguns cuidados especiais para o problema não se agravar.
Sei que não podemos generalizar, mas com essa lição preferi formar um kit e aprender a cuidar das minhas unhas sozinha. Comecei comprando alguns esmaltes, uma tesourinha afiada a laser, acetona, óleo secante, algodão e acabei formando um arsenal caseiro que despensa as idas ao salão.
Acima uma foto dos meus "apetrechos".

Com o tempo comprei adesivos para decorar as unhas das minhas gatinhas, assim como vários esmaltes coloridos, bordei uma toalhinha somente para esse fim e esses dois kits de aço inox que aparecem na foto, composto de palito, espátula, afastador, e removedor de cutículas, comprei de um catálogo e saiu por R$ 9,00 o kit, cada um com 4 peças.

Mesmo que você costume fazer as unhas no salão, a recomendação da Vigilância Sanitária é de que os instrumentos, se possível, sejam de uso individual, por isso é melhor cada uma levar os seus instrumentos, como alicate, palitos, lixas, etc.

Acima a foto do meu arsenal completo.

Vale lembrar que é necessário verificar a data de validade dos esmaltes, a esterilização dos utensílios, a troca periódica dos palitos e lixas de madeira, a forma de guardar o alicate e acomodar todo esse material fora do alcance da luz e longe de umidade, etc.

Para que acredita que esses cuidados são exagerados, um estudo revelou que uma em cada dez manicures tem o vírus da Hepatite C, tendo contraído a doença por falta de medidas de segurança necessárias para evitar o contágio. Exagero mesmo é essa jóia para as unhas da foto acima.


Para que as meninas dos salões de beleza não fiquem bravas, eu adianto que a decisão de não ir mais ao salão fazer as unhas é MINHA. Não estou desaconselhando ninguém a abandonar a manicure e para provar, vou colocar um link de um blog dedicado somente a este assunto, com dicas de cuidados com os pés e mãos.
O blog é uma gracinha e se chama Mão Feita -Não Tire Bife, Ok?. O endereço é: http://maofeita.wordpress.com/category/saude/page/2/

Lá tem um post interessante sobre unhas enfraquecidas e alguns conselhos para amenizar o problema.
Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!