segunda-feira, 29 de junho de 2009

Respostas aos Comentários sobre Tireóide

Escrevi uma matéria sobre hipertiroidismo e recebi alguns comentários e indagações sobre a doença.

Algumas pessoas contribuiram com os textos abaixo e achei super interessante acrescentar ao artigo comentado.
Laís disse...
Oi Mônica!!! Muito bom seu blog!! eu tenho acompanhado e está tudo muito bom... Gostei dessa postagem sobre Hipertiroidismo!Continue o tratamento e tudo dará certo, fé em Deus!!Um bjão pra vc!!!
(gente, Laís é a minha irmã, que tem hipotireoidismo e está muito bem com o tratamento)

Thaiza disse...
"Muito interessante esta matéria, pois é de grande importância sabermos mais esse esta glândula. Gostaria de complementar informações que li no jornal O GLOBO, pois você citou somente sobre o excesso da tireoide. Existe a falta desse hormônio, que também causa sérios problemas. Por falta de conhecimento, às vezes, a pessoa quando apresenta problemas na tireoide, diz que tem "tireoide". Erroneamente, pois, tireoide, todos têm. "O que é a tireoide? É uma das maiores glândulas do corpo humano e está localizada na região anterior do pescoço. Ela reage em diferentes órgãos, como coração, cérebro, fígado e rins, e interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação do ciclo menstrual, na fertilidade, no controle do peso, na memória, na concentração, no humor e no estado emocional". Já que você abordou sobre hipertireoidismo, segue abaixo informações sobre hipotireoidismo: "a falta do hormônio tireoide causa depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue". Para detectar hiper ou hipo são realizadas dosagens hormonais (TSH, T4 e/ou T3) em coleta de sangue, a qualquer hora do dia. É importante estar atento a este tipo de alteração e consultar um médico! Cuide-se!"

Anônimo disse...
"oi monica !!bom gostei desse blog pq tudo que estou sentindo encontrei aqui. estou com um caso tipo esse em mim nos primeiro dia estava sentindo muita tonteira passei a noite inteira sem dormi e sentia muita pressão na cabeça e minhas vistas escurecia agora estou com muita falta de ar e por sinal me da muita dor no peito meus musculos treme muito e estou sentindo muita fraqueza e nao consigo dormi e os batimentos cardiacos lentos !!e ai o que vc pode me diser devo proucurar um medico???obrigada!!"

Suely disse...
"Olá Monica Fiquei muito bem emocionalmente por ler seu blog !!pois deduzi que o meu caso possa ter tratamento,fui operada da tiroide do lado direito a mais de 15 anos,logo so tenho a glandula do lado esquero ,que agora está me criando problemas,tenho todos os sintomas descrito no seu blog,fiz ecografia e analises e por conta da analise estou muito preocupada pois a taxa de tiroglobulina está altíssima,está em 112.0 qd o maximo é de 42,0 e qd. o médico me falou que eu teria que fazer um tratamento hospitalar e radiotivo já achei que estaria com CA,bom, pelo que li no seu blog,entendi que este tratamento é aconselhavel e necessário.estou em Portugal a 10 anos ,logo ñ posso ser acompanhada pelo meu médico do Brasil,mas acredito encontrar um bom médico aqui em Portugal. Obrigada !!!"

Agradeço a todos que tem comentado e participado do blog. Minha irmã, a primeira a comentar, descobriu muito cedo o hipotireoidismo e tomando um comprimidinho diário vive muito bem, vai à Faculdade e esbanja beleza e inteligência.

A segunda a comentar é uma grande amiga que conheci nos tempos de Faculdade e que se tornou minha amiga fora dela. Ela acrescentou sobre o hipotireoidismo, que não havia abordado no artigo. Valeu Thaiza, por favor contribua mais, você manda muito bem!

Um comentário anônimo me encheu de responsabilidade ao me perguntar sobre ir ou não ao médico. Fico muito feliz por estar contribuindo para a conscientização do problema e esses sintomas descritos podem até não indicar alteração na Tireóide, mas preocupa muito pelos desconfortos que traz. O comentário me fez procurar o auxílio de um profissional da área de saúde e o mesmo disse que "em qualquer dúvida o médico sempre deve ser consultado, sobretudo com o relato dos sintomas apresentados que parecem com sintomas de Hipertireoidismo ( o organismo fica acelerado ), bem como outras alterações da Tireóide que pode apresentar oscilações da secreção hormonal indo de excesso à carência no mesmo organismo. É importante que se faça um exame de sangue onde as taxas do T3 e T4 serão observadas." Espero ter ajudado.

A Suely, que parece ter virado fã do blog, me encheu de satisfação por tê-la ajudado, segundo a dica do meu profissional, " a produção dos hormônios T3 e principalmente T4 ( menos ação nas funções de regulação corporal que T3) dependem diretamente da tiroglobulina que é sintetizada nos folículos tireoideanos, portanto um aumento da taxa de tiroglobulina sugere anomalia no funcionamento da tireóide. A taxa descrita é realmente alta, merecendo cuidados periódicos e frequentes visitas ao médico sugerindo Hipotireoidismo, pois podem advir sintomas tais como sonolência, diminuição de apetite, discreto ganho de peso, fraqueza muscular, depressão, raciocínio lento dentre outras. O tratamento radioterápico é realmente recomendado".

Adorei os comentários e espero responder mais no futuro. Um abraço!!!

Um comentário:

  1. Oi Mônica,
    tb tenho hipotireoidismo. À anos tomo ramédio todo santo dia, de manhã cedinho em jejum e só tomo café da manhã após 1 hora. Descobri no início da minha primeira gravidez. Sempre faço exames para ver se está tudo normal. O importante é fazer o controle e acertar a dosagem do medicamento.
    Abraço

    ResponderExcluir

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!