terça-feira, 26 de maio de 2009

Quase 5 meses de impostos

Alguém aí sabe o que o dia de amanhã tem de especial???
Amanhã, dia 27 de maio completa quase 5 meses que você trabalhou única e exclusivamente só para pagar impostos.

Se contabilizássemos todos os impostos cobrados e os separássemos, teríamos que trabalhar quase 5 meses, ou quase 22 semanas, ou 147 dias, ou 3528 horas para paga-los.


Um dado do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) assusta pelo exagero. Segundo o Instituto, em 2005, a carga tributária brasileira alcançou a impressionante marca de 37,82%* do PIB (Produto Interno Bruto).

Ainda segundo o IBPT, em uma relação com 25 países, que representam as maiores economias do mundo, apenas quatro possuem uma carga de impostos maior do que a nossa - França, Itália, Noruega e Suécia.
O mais grave é constatar que me carga tributária somos um dos primeiros, em justiça social e distribuição de renda somos um dos últimos e em matéria de saúde e educação sequer aparecemos nas estatísticas, ou melhor, até aparecemos. Aquelas estatísticas do UNICEF, da Comissão de Direitos Humanos, da OMS, da UNESCO, etc, etc.
Enquanto cada brasileiro não tomar esse problema como seu e cobrar uma reforma tributária efetiva, vamos continuar assim, comemorando o rodízio de pizza DELES.

abraços perplexos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou elogie, se não gostou, contribua, mas seja educado ou passo a faca no seu comentário... Somos pessoas civilizadas não somos???!!